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Id:376 - (910)
Autor:Lyra, Jorge; Medrado, Benedito.
Base de Dados:OHS-PeriRHS
Título:Fulvia Rosemberg: memórias a partir do lugar do afeto^ipt.
Fonte:Rev. Estud. Fem;38(4):905-911, 2014. .
Resumo:In Memorian: Fulvia Rosemberg, psicóloga, professora e pesquisadora da PUC-SP.^ipt.
Descritores:Biografia como Assunto
Psicologia Social
Educação Superior
Meio Eletrônico:http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-026X2014000300010

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Id:319 - (853)
Autor:Senra, Carmem Magda Ghetti; Guzzo, Raquel Souza Lobo.
Base de Dados:OHS-PeriRHS
Título:Assistência social e psicologia: sobre as tensões e conflitos do psicólogo no cotidiano do serviço público^ipt / Social welfare and psychology: about tension and conflicts of psychologist at the public service
Fonte:Psicol. soc;24(2):293-299, 2012. .
Resumo:O presente artigo buscou discutir a inserção da Psicologia na área da Assistência Social e a prática profissional do psicólogo no setor público. Para tanto, o contexto atual de implementação do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) foi abordado, relacionado, sobretudo à atuação nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) e às reflexões sobre o compromisso social na Psicologia. Considera a importância da compreensão do profissional, enquanto elemento central na construção da política de Assistência Social e da elaboração de modelos de intervenção psicológicos comprometidos com a transformação da realidade social e as tensões do cotidiano deste trabalho (AU).^ipt.
Descritores:Psicologia Social
Assistência Social
Psicologia
Política Social
Brasil
Meio Eletrônico:http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-71822012000200006

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Id:245 - (594)
Autor:Silva, Sílvio Éder Dias da; Camargo, Brigido Vizeu; Padilha, Maria Itayra.
Base de Dados:OHS-PeriRHS
Título:A teoria das representações sociais nas pesquisas da enfermagem brasileira^ipt.
Fonte:Rev. bras. enferm;64(5), 2011. .
Resumo:Esta pesquisa teve como objetivo analisar os aspectos metodológicos nas teses e dissertações que empregaram a teoria das representações sociais TRS na enfermagem brasileira. Foram consideradas 22 teses e 44 dissertações. Empregou-se uma análise de conteúdo de tipo categorial feita com base em cinco aspectos: objetos estudados, lugar da TRS, número de participantes do estudo, técnicas de coleta e de análise dos dados. A predominância de estudos de caso e o uso, sobretudo da entrevista semiestruturada, embora pertinentes para o estudo de RS, não contemplam suficientemente a dimensão do compartilhamento deste tipo de conhecimento na sociedade. Considerar o conhecimento leigo para se compreender os cuidados em relação à saúde contextualiza os estudos sobre a atenção em relação à saúde(AU)^ipt.
Descritores:Enfermagem
Psicologia Social
Conhecimento
Meio Eletrônico:http://dx.doi.org/10.1590/S0034-71672011000500022
Localização:BR1273.1

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Id:235 - (584)
Autor:Silva, Janaína Vilares da; Corgozinho, Juliana Pinto.
Base de Dados:OHS-PeriRHS
Título:Atuação do psicólogo, SUAS/CRAS e Psicologia Social Comunitária: possíveis articulações^ipt.
Fonte:Psicol. soc;23(3):12-21, 2011. .
Resumo:Este artigo, de caráter bibliográfico, buscou evidenciar a necessidade, a oportunidade e a possibilidade de que as produções teórico-conceituais e metodológicas já desenvolvidas na ciência psicológica social, particularmente a comunitária, com base materialista histórico-dialética, fossem exploradas em sua capacidade de orientar a atuação do psicólogo no âmbito do SUAS/CRAS. A pesquisa foi iniciada devido a recente conquista de espaço institucional da atuação do psicólogo no SUAS/CRAS e pelos poucos referenciais teórico-metodológicos específicos para atuação neste campo. O presente estudo buscou relacionar a Psicologia ao SUAS/CRAS através de conceitos da Psicologia Social Comunitária, apontando um modelo de atuação que visasse a autonomia dos sujeitos(AU)^ipt.
Descritores:Psicologia Social
Psicologia Social Comunitária
SUAS[CRAS]
 Intervenção do Psicólogo
Meio Eletrônico:http://dx.doi.org/10.1590/S0102-71822011000400003
Localização:BR1273.1

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Id:233 - (582)
Autor:Prado Filho, Kleber.
Base de Dados:OHS-PeriRHS
Título:Para uma arqueologia da psicologia social^ipt.
Fonte:Psicol. soc;23(3):464-468, 2011. .
Resumo:Este artigo busca, a partir de uma perspectiva metodológica de Michel Foucault, traçar uma história arqueológica da Psicologia Social no Brasil. Deslocando-se de uma análise epistemológica que se pergunta sobre a cientificidade e a validade ou verdade de pressupostos, conceitos e técnicas aplicados no campo, a reflexão aqui empreendida coloca em questão seus movimentos e tendências históricas, os enfrentamentos e rupturas observáveis entre as diversas abordagens ali circulantes, bem como a emergência desta multiplicidade de objetos que se formam e se sucedem neste domínio de conhecimentos e práticas ao longo do século XX e neste início de século XXI.(AU)^ipt.
Descritores:Arqueologia
História
Psicologia Social
Michel Foucault
Meio Eletrônico:http://dx.doi.org/10.1590/S0102-71822011000300003
Localização:BR1273.1

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Id:168 - (178)
Autor:Guedes, Maria do Carmo.
Base de Dados:OHS-PeriRHS
Título:Memórias da Pós-Graduação em Psicologia no Brasil: a Psicologia Social da PUC-SP^ipt / Memories of Graduate Psychicology courses in Brazil: the Course of Social Psychology of the PUC-SP
Fonte:Memorandum;14:103-115, abr. 2008. .
Resumo:Tendo por base suas próprias lembranças, mas trazendo para acompanhá-la falas de professores com os quais partilhou a experiência da implantação (1970-1982) de um dos primeiros programas de pós-graduação, a autora traça, em linhas gerais, alguns aspectos que marcaram o período quanto ao vivido no país e na psicologia da época. Volta a 1963 1968, datas que marcam profundas alterações na instituição, descrevendo condições que propiciaram proposta comprometida com a psicologia social diferente e com a formação de pesquisadores para a realidade brasileira. Acatando princípio segundo o qual uma data expressa ajuste de contas com tempo anterior, descreve a experiência até a proposta do doutorado, detalhando projetos, atividades, vicissitudes em três movimentos: da criação à primeira autoavaliação (1970-75); das primeiras defesas ao debate de projetos desenvolvidos por colegas em outras áreas e países (1981-82); consolidando o projeto. (AU)^ipt.
Descritores:Psicologia Social
Educação de Pós-Graduação
Meio Eletrônico:http://www.fafich.ufmg.br/~memorandum/a14/guedes01.htm

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Id:165 - (175)
Autor:Campos, Regina Helena de Freitas; Guedes, Maria do Carmo.
Base de Dados:OHS-PeriRHS
Título:Sílvia Tatiana Maurer Lane (1933-2006) e a ética do conhecimento^ipt / Sílvia Tatiana Maurer Lane (1933-2006) and ethics of knowledge
Fonte:Memorandum;10:158-161, abr. 2006. .
Resumo:O artigo mostra como foi construída a trajetória da psicóloga, buscando compreender como ela foi construindo progressivamente essa perspectiva teórica que se tornou conhecida e respeitada nacional e internacionalmente, inspirando o trabalho e a pesquisa de tantos estudantes e colegas que com ela conviveram e atuaram em diversas instituições, a partir de seu trabalho como professora de Psicologia Social, fundadora do Programa de Pós-graduação em Psicologia Social da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e da Associação Brasileira de Psicologia Social (ABRAPSO).^ipt.
Descritores:Biografia como Assunto
Psicólogos
Psicologia Social/educ
Brasil
Meio Eletrônico:http://www.fafich.ufmg.br/~memorandum/a10/camposguedes01.pdf

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Id:39 - (49)
Autor:Bomfim, Elizabeth de Melo.
Base de Dados:OHS-PeriRHS
Título:Históricos cursos de Psicologia Social no Brasil^ipt / Historical courses of social psychology in Brazil
Fonte:Psicol. soc;16(2):32-36, mai.-ago. 2004. .
Resumo:O artigo ancora-se numa reflexão sobre quatro cursos de Psicologia Social ministrados no Brasil na primeira metade do século XX. O legado documental de seus proponentes traz à cena vestígios das práticas educativas, informando o teor temático e metodológico assim como as influências teóricas. Aberta às contribuições de vários campos de conhecimento, a Psicologia Social é revelada em seu momento de imprecisão, fragilidade e construção como campo científico. (AU)^ipt.
Descritores:Psicologia Social/educ
Psicologia Social/hist
Educação Superior
Brasil
Meio Eletrônico:http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-71822004000200005&lng=pt&nrm=iso



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Artigos Brasileiros de História dos Recursos Humanos,da Educação e do Trabalho em Saúde: uma bibliografia eletrônica

Esta base de dados reúne as referências bibliográficas da produção sobre a história dos recursos humanos, da educação e do trabalho em saúde publicada nos mais relevantes periódicos brasileiros. Ela referencia os artigos publicados entre 1997 e 2008 e tem por universo de coleta 37 títulos, englobando revistas das profissões de saúde, como medicina, enfermagem e psicologia, periódicos das áreas da saúde pública e saúde coletiva, assim como as principais publicações do campo da história, das ciências sócias e da educação. Foram excluídas as revistas referidas às especialidades médicas, tais como dermatologia, ginecologia, psiquiatria, entre outras.

Mais de 70% das referências remetem para o texto completo, tal como disponíveis em Scielo ou em outros sítios na internet. A cada início de um novo ano, a produção do ano anterior será adicionada á base de dados, tornado-a um índice representativo da produção e do conhecimento disponível sobre estes temas.

Carlos Henrique Assunção Paiva

Isa Cláudia Pontes Duarte

Fernando A. Pires-Alves

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